11 2012-2987
11 2019-3165
11 98162-5312

Conheça nossos Indústria 4.0

Indústria 4.0

Desenvolvida pela Alemanha, seu significado referencia-se à Quarta Revolução Industrial, é uma expressão que englobam as principais tecnologias que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico sendo elas:

  • A Manufatura Aditiva (Manufatura Aditiva ou Impressão 3D é a adição de material para fabricar objetos, formados por várias peças, constituindo uma montagem).
  • A IA (Inteligência Artificial é um segmento da computação que busca simular a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões, resolver problemas, dotando softwares e robôs de uma capacidade de automatizarem vários processos).
  • A IoT (Internet das Coisas representa a possibilidade de que objetos físicos estejam conectados à internet podendo assim executar de forma coordenada uma determinada ação. Um exemplo seriam carros autônomos que se comunicam entre si e definem o melhor momento (velocidade e trajeto, por exemplo) de fazer um cruzamento em vias urbanas).
  • A Biologia Sintética (É a convergência de novos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de química, biologia, ciência da computação e engenharia, permitindo o projeto e construção de novas partes biológicas tais como enzimas, células, circuitos genéticos e redesenho de sistemas biológicos existentes.
  • E os Sistemas Ciber Físicos (CPS) (Sistemas Ciber-Físicos sintetizam a fusão entre o mundo físico e digital. Dentro desse conceito, todo o objeto físico (seja uma máquina ou uma linha de produção) e os processos físicos que ocorrem, em função desse objeto, são digitalizados. Ou seja, todos os objetos e processos na fábrica tem um irmão gêmeo digital.

BENEFÍCIOS DA EMPRESA AO ADOTAR A INDÚSTRIA 4.0:

  • Menos custos: Como a tecnologia é baseada em nuvem, não será necessário muitas pessoas para gerenciar e manter sistemas, o número de funcionários irá diminuir, uma vez que as maquinas irão fazer muitas funções que hoje adotamos pessoas para realizá-las, tendo assim um trabalho mais rápido, e com menor custo.
  • Operações em tempo real: Utilizando a tecnologia, será possível a construção de um banco de dados, vindo diretamente dos processos de produção da fábrica, em tempo real. desse modo, operar em tempo real irá auxiliar em grande escala na tomada de novas decisões da empresa.
  • Manufatura modular: As máquinas poderão ser alteradas/reprogramadas com facilidade, dessa forma, a flexibilidade nos processos de produção irá ser maior, permitindo a facilidade na criação de novos produtos, alterando algum produto já existente, já que a forma de alterar as máquinas será mais rápida.
  • Operações integradas: Com a adoção do Sistemas ciber-físicos, as fábricas ficarão mais inteligentes, dessa forma, a infraestrutura será capaz de estabelecer contato com a cadeia de fornecedores e clientes, tendo assim, uma demanda mais sincronizada, proporcionando mais benefício à empresa.
  • Otimização: A otimização é importantíssima para uma empresa, com a otimização da indústria 4.0, a empresa que utiliza os dispositivos inteligentes, terá tempo de inatividade quase zero, já que as máquinas não precisam de descanso como as pessoas, oferecendo maior número de produção, com menor custo e mais facilidade, não precisando da mão de obra humana.

DESAFIOS DO BRASIL E A REALIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0:

  • Acompanhar esta realidade deixa de ser opção e passa a ser obrigação, devido intensa competitividade e o desenvolvimento e conquista de um novo universo.
  • Há muitas empresas que buscam atualizações constante, porém grande parte do Brasil têm o polo industrial defasado, envelhecido e ultrapassado havendo uma enorme distância da Indústria 4.0 e com necessidade de um alto investimento sua adequação.
  • Crises constantes e atuais geram cortes de grandes investimentos, havendo necessidades de mudanças e ajustes intensos para se manterem competitivos, nesse cenário adequa-se o que é possível, remanufatura ao máximo o que ainda é viável e troca estritamente o necessário. No Brasil, a transformação para a Indústria 4.0 será bem diferente dos países desenvolvidos, pois deveremos nos adequar as nossas condições para nos mantermos competitivos e ir se ajustando conforme a necessidade e demanda.
  • A KLM vem buscando se atualizar e estar à frente constantemente, em linhas de prensas é possível a aplicação de monitores de tonelagem, onde a cada peça fabricada é controlada podendo tomar medidas de correções instantâneas.
  • Hoje já vemos empresas gerenciando e monitorando on line o setup, tempo do ciclo, desempenho do processo e produtivo, controle downtime (o tempo de inatividade ou indisponibilidades dos equipamentos no processo produtivo).
  • Aliás um dos itens de extrema importância para a indústria 4.0 é a redução significativa da manutenção, porém só se consegue atingir essa meta quando temos uma planta com todos os equipamentos novos com preventiva plena, ou com uma manutenção eficaz e constante, onde já houve muitos investimentos ao longo do tempo, hoje existem sensores de baixo custo que podem prover informações importantes sobre os equipamentos, como temperatura, lubrificação, parâmetros de vibrações, tempo de funcionamento, entre outros, que podem ser incorporados desde pequenas e simples linhas produtivas, quanto a grandes e complexas linhas e sistemas produtivos.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ART KLM www.klmmanut.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×